Sistemas Wikis
Em 1995, WardCunningham cria o WikiWikiWeb e, desde então, o sistema de publicação Wiki tem sido empregado por diversos websites para diferentes propósitos. Através deste sistema o hipertexto adquire novas configurações, pois o leitor/navegador não apenas pode seguir seus próprios caminhos (ou associações), mas também criar novos links e textos dentro de um processo de produção coletiva e de simples utilização. A Wikipédia (enciclopédia online cooperativa) é um dos mais conhecidos projetos baseados no sistema Wiki.
Conforme definição na própria Wikipédia os termos wiki e WikiWiki são utilizados para identificar um tipo específico de coleção de documentos em hipertexto ou o software colaborativo usado para criá-lo. No idioma haviano "Wiki wiki" significa "super-rápido". Em maori wiki significa "fim-de-semana". É também a forma diminutiva de Wikitoria, versão Maori do popular nome cristão Victoria.
Chamado "wiki" por consenso, o software colaborativo, que expressa a filosofia de software livre, permite a edição coletiva dos documentos com uma linguagem de marcação muito simples, basta a utilização de um navegador web. Uma das características definitivas da tecnologia wiki é a facilidade com que as páginas são criadas e alteradas, pois não há necessidade de revisão do conteúdo antes da sua publicação. Os wikis são verdadeiras mídias hipertextuais, com estrutura de navegação não-linear. Cada página geralmente contém um grande número de ligações para outras páginas. A maioria dos wikis é aberta a todo o público ou pelo menos a todas as pessoas que têm acesso ao servidor wiki. O registro de usuários não é obrigatório em todos os wikis.
O Wikispaces é um site para hospedagem gratuita de wikis, criado recentemente (em 10 de março de 2005) está sendo utilizado para a construção de ambientes de aprendizagem e projetos educacionais. Neste ambiente os usuários podem criar suas próprias páginas wikis facilmente, alterando as cores, inserindo imagens, criando links de navegação. O ambiente pode ser gerenciado pelo seu criador/administrador que pode autorizar os seus convidados a fazer alterações, editando novas páginas e novos links.
Existem três modalidades para um wikispaces:
  • Public: qualquer usuário pode editar páginas e fazer modificações no ambiente;
  • Protected : apenas membros registrados de determinado wikispaces podem editar, o autor do wikispaces pode convidar estes membros, ou, ainda, há uma ferramenta que permite ao usuário manifestar seu interesse em fazer parte daquele espaço.
  • Fully private: somente membros registrados do wikispaces podem visualizá-lo, aqui o serviço é pago.
Desse modo, tanto o sistema wiki como a tecnologia dos weblogs, popularmente conhecido por blogs, possibilitam novos espaços para o hipertexto cooperativo. Conforme Primo e Recuero (2003), essas tecnologias viabilizam a construção de uma "web viva", pois passa a ser redigida e interligada pelos próprios usuários. No hipertexto cooperativo todos os envolvidos se unem em torno de um objetivo comum: a construção de um texto coletivo que, para sua efetiva produção, passará por um processo de negociação: trocas de idéias, aceitação de diferentes pontos de vista, escrita e reescrita, reflexão.