Projeto - Construção Colaborativa de um Ambiente Virtual de Aprendizagem: utilizando a tecnologia Wiki

Este trabalho envolveu todos os professores que coordenam e desenvolvem o trabalho de informática educacional nas escolas da Rede Municipal com o objetivo de construir um ambiente virtual de aprendizagem, através do uso da tecnologia wiki, para estimular a produção cooperativa e colaborativa dos projetos de aprendizagem, visando também à integração desses projetos entre a comunidade escolar.
Inicialmente, construiu-se um ambiente piloto com os professores de uma escola de ensino fundamental. Após, foram realizadas oficinas para a capacitação dos professores. As escolas que participaram desse trabalho, desenvolveram ambientes wikis com vários projetos de aprendizagem. Estes ambientes foram acoplados ao ambiente central que serve de âncora aos ambientes desenvolvidos em todas as escolas. Foram realizados projetos de aprendizagem colaborativos, entre os alunos das próprias escolas e entre as escolas, integrando-os ao ambiente central.
Verificamos a contribuição da tecnologia wiki para a construção colaborativa e cooperativa de projetos de aprendizagem, evidenciada pela participação das escolas na construção desses projetos e, portanto do ambiente. O depoimento da coordenadora Suzana mostra estas evidências " ...a tecnologia wiki está contribuindo na socialização de conhecimentos, na troca de experiências e na colaboração para a construção de novos conhecimentos" (Profª Suzana Henz, EMEF Dr. Júlio Casado). Ainda, para a profª Josiane Coelho dos Passos: "Os professores acharam mais interessante o trabalho com a wiki do que com o portal". O portal citado é o site terceirizado pela prefeitura. Outra coordenadora também salienta que "... tanto alunos quanto professores sentiram-se mais valorizados, reconhecidos e motivados ao realizarem os projetos nas wikis..." (Profª Adriana M. Oliveira, EMEF Alfredo Juliano).
Neste sentido a coordenadora Eliane da Silva enfatiza que "... A tecnologia wiki faz com que aconteça uma integração dinâmica e todos igualmente podem participar sendo críticos e socializando, existindo relações interpessoais, culminando numa práxis educativa" ( EMEB Alberto Santos Dumont). Este depoimento mostra a potencialidade da tecnologia em relação a um espaço virtual onde todas as escolas podem divulgar seus projetos de aprendizagem e construir de forma colaborativa, sem necessitar a intervenção de terceiros, pois este espaço integrador era uma necessidade na rede.
O projeto desafiou estes coordenadores a aceitarem um novo processo de construção, que implicou na incorporação de uma nova tecnologia e no repensar de práticas antigas, que ainda são evidenciadas nas escolas, mesmo com o uso de recursos como o computador e a internet. Assim, evidenciamos que o uso de recursos como a tecnologia wiki na educação, aproxima e fomenta novas práticas pedagógicas entre os profissionais, inovadores e "abertos", envolvidos nesse processo. Ao utilizá-la no contexto educacional, professores, coordenadores e alunos construíram aprendizagens mutuamente, já que todos estavam descobrindo o que esta nova tecnologia poderia oferecer.
Enfim, concluímos que a tecnologia wiki contribuiu para a construção e integração dos projetos de aprendizagem desenvolvidos na Rede Municipal de Sapucaia do Sul. Através da sua essência, que é a construção colaborativa, possibilitou aos alunos e professores a construção de projetos de aprendizagem em páginas wikis, de maneira simples e fácil, abrindo novos espaços de autoria e dando mais autonomia aos envolvidos neste processo.